Venda de imóveis no Brasil teve alta de 29,2% em 2023
Um levantamento realizado com 20 empresas associadas à Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em parceria com a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mostra que de janeiro a novembro de 2023, o mercado imobiliário brasileiro registrou um crescimento de 29,2% nas vendas de novos imóveis em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O bom desempenho das vendas foi impulsionado tanto pelo segmento de MAP – Médio e Alto Padrão, quanto pelo MCMV – Programa Minha Casa, Minha Vida..
O MCMV, em especial, apresentou aumentos de 36,5% no volume de unidades comercializadas e 48,7% no valor total de vendas ao longo dos onze meses. O segmento também registrou um crescimento significativo de 42,2% no valor de venda dos lançamentos.
O bom resultado do programa MCMV reflete as medidas de ajuste para ampliar o acesso das famílias de menor renda à moradia. Além disso, reforça a necessidade de manter regras estáveis para o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, a principal fonte de recursos para o crédito imobiliário destinado à população de baixa renda, possibilitando a oferta de taxas de juros menores e parcelas acessíveis.
O segmento MAP também continuou a apresentar bom desempenho nas vendas, com alta de 16,5% no volume de unidades comercializadas e 18,8% no valor de vendas.
Para o presidente da Abrainc, Luiz França, a resiliência do setor em 2023 foi determinante para a boa performance do ramo, mesmo num an marcado por altas taxas para o financiamento habitacional, imobiliário. Segundo ele, a continuidade do processo de redução da taxa Selic em 2024 contribuirá enormemente para o desenvolvimento de um dos setores mais importantes da economia, responsável pela geração de aproximadamente 11% dos empregos formais do país, 9% dos impostos gerados no Brasil e pela movimentação de 97 atividades econômicas.
Fonte: Grandes Construções