Um único edifício abriga 73% da população de cidade no Alasca
A pequena cidade de Whittier, no Alasca, tem apenas 373 moradores, segundo o último censo, de 2020. E 73% de seus moradores, ou seja, 272 deles, residem num único edifício, que ainda oferece aos moradores todos os serviços essenciais.
O condomínio Begich Towers é muito mais do que um simples complexo de apartamentos. Ele é o epicentro da vida cotidiana em Whittier, proporcionando uma ampla gama de serviços e comodidades que garantem a funcionalidade da cidade em um ambiente que, de outra forma, seria desafiador devido ao rigoroso clima e à isolada localização geográfica.
Wittier surgiu quando o governo norte-americano instalou na região uma base militar secreta, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a guerra terminou a base continuou a funcionar, com o surgimento da Guerra Fria com a União Soviética. A necessidade de abrigar permanentemente os militares levou o governo a construir em 1957 um edifício de 14 andares, inicialmente denominado Hodge, projetado para acomodar um número ainda maior de militares. Posteriormente a construção passou a ser chamada de Begich Towers.
Após o término da Guerra Fria e as mudanças nas necessidades de defesa, as instalações militares perderam sua relevância. Em vez de abandonar Whittier, as autoridades tomaram uma decisão visionária. Decidiram transformar essas instalações militares em um espaço habitável, adaptando oBegich Towers para acomodar os moradores civis que se instalaram na cidade. O edifício acabou sendo transformado em um complexo residencial com 197 apartamentos e instalações de uso público.
Fonte: habitability