Tinta fotovoltaica promete revolucionar geração solar de energia
Pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, desenvolveram um tipo especial de tinta que aproveita a luz solar para gerar energia elétrica. Quando aplicada aos vidros, revestimentos isolantes e telhados de um edifício a nova tinta usa compostos químicos para captar o vapor d´água (H2O) do meio ambiente para quebrar as moléculas da água, separando os átomos de Oxigênio e Hidrogênio por meio da luz solar. O Hidrogênio obtido é então utilizado para gerar energia limpa.
Para alcançar esse resultado foi adicionada à tinta fotovoltaica uma substância chamada sulfureto de molibdênio sintético. Esse composto, em forma de gel, absorve o vapor d´água e catalisa o hidrogênio, transformando-se então em um material semicondutor, que transforma a luz do Sol em energia elétrica. Ou seja, todo o edifício se comporta como uma espécie de enorme painel solar.
Além de diminuir drasticamente os gastos com conta de luz e obter dividendos de tarifas de alimentação elétrica, o custo para a instalação desse esmalte é muito reduzido. Outro benefício produzido pela nova tinta é que a energia gerada é limpa e não oferece riscos ao meio ambiente.
Fonte: projetoconstrucaomais