Logo - Liveprint

Tendência de mercado? 67% dos imóveis novos em São Paulo têm menos de 45 m²

Tendência de mercado? 67% dos imóveis novos em São Paulo têm menos de 45 m²

A capital paulista lidera há décadas o ranking nacional de lançamentos no mercado imobiliário, resultado de sua pujança econômica.  Em decorrência disso, São Paulo costuma  definir tendências para o mercado.  E uma delas parece estar se estabelecendo: das quase 60 mil unidades novas lançadas recentemente, 67% tem menos de 45 metros quadrados construídos.

Esse dado consta da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário  -PMI, divulgada nesta semana. Desse total, 67% possuem menos de 45m², sendo 48% com metragem de 30 a 45 m² e 19% menos de 30 m². Apenas 1%, equivalentes 1080 das unidades novas  de todos os  imóveis lançados nos últimos 36 meses possui mais de 180 m².

Segundo Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, todos os apartamentos que se enquadram no programa Minha Casa, Minha Vida tem menos de 45 metros quadrados.  Para Petruci também é importante considerar o preço: as unidades menores, por mais valorizada que seja a região, são mais baratas e geram uma demanda maior.

Há, ainda, o mecanismo do Plano Diretor de 2014, que praticamente induzia os incorporadores a construir unidades sem vagas de garagem para que elas fossem ‘emprestadas’ aos imóveis maiores”, complementa o economista.

Fonte: Estadão

Conteúdos relacionados