Setor da Construção se ressente da falta de investimentos do governo em infraestrutura
Segundo diretrizes do Banco Mundial os investimentos governamentais em infraestrutura devem ter no mínimo 3,7% do Produto Interno Bruto – PIB. O Brasil, entretanto, investe apenas cerca de 1,96% do seu PIB nesse setor extremamente importante para o desenvolvimento de uma nação.
Isso significa que, entre transporte, saneamento, energia e comunicações, o Brasil precisaria investir R$ 197 bilhões por ano para sanar seu déficit em infraestrutura. Esse cálculo foi apresentado no início deste mês pela indústria de construção, que defende o aporte massivo e seu potencial para aquecer a economia.
Na área da infraestrutura, os dados atualizados mostram que o país investe 0,38% em Transporte mas precisaria atingir 1,96%; Em Água e Saneamento o Brasil investe 0,25% e precisaria alcançar 1,44%; Em Energia: o investimento atual é de 0,86% e precisaria alcançar 0,89%; Finalmente, em Comunicação o investimento é de 0,41% e precisaria alcançar 0,47%
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – Cbic, Renato Correia, é desafiadora a tarefa de atingir estes níveis de investimento. Entretanto ele afirma que o momento atual da economia exige esse esforço do governo.
Fonte: Grandes Construções