Nova tecnologia em impressão 3D cria superfícies texturizadas
A tecnologia em impressão 3D vem avançando num ritmo sem precedentes, com aplicação inclusive nos projetos arquitetônicos. Isso oferece aos arquitetos a possibilidade de criar novas texturas em superfícies internas e externas, permitindo um alto grau de liberdade artística.
Isso significa que agora os profissionais da área podem esculpir virtualmente qualquer coisa em uma fachada ou parede interna em seus projetos. Um bom exemplo vem do Studio RAP, de Amesterdã, Holanda, que efetivamente fabricou sistemas modularizados impressos em 3D, que utilizam geometrias geradas por algoritmos.
No ano passado essa empresa lançou uma loja-boutique chamada Ceramic House, totalmente construída com azulejos cerâmicos impressos em 3D (foto) e montados em estruturas de aço inoxidável.
A incorporação dessas tecnologias na arquitetura ainda está em seus estágios iniciais, mas na medida que avançam, elas permitem aos arquitetos uma absoluta integração de seus projetos com a mais pura arte, abrindo infinitas possibilidades profissionais.
Fonte: Archdaily