Mercado imobiliário está em alta e deve continuar assim
Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Abecip, o mercado imobiliário atingiu bastante positivos em 2023, quando foram concedidos empréstimos no valor de R$ 251 bilhões, ficando atrás apenas do ano de 2021 em toda a história. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelos financiamentos realizados por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, que tiveram impressionante crescimento de 59%.
Para a Abecip, as perspectivas para 2024 são extremamente promissoras, especialmente nas linhas de crédito destinadas à construção de grandes empreendimentos e habitação popular, já que neste ano tem eleições municipais e tanto o governo federal quanto os governos estaduais prometem grandes investimentos em projetos como o Minha Casa, Minha Vida.
Um dos indicadores positivos para que isso ocorra foi a aprovação de um orçamento de R$ 105 bilhões pelo Conselho Curador do FGTS para a área da habitação popular, que certamente contribuirá para a redução do desemprego no segmento da construção civil neste ano.
Os excelentes resultados têm impactado positivamente outras áreas do mercado. Segundo a consultoria Elos Ayta, o valor das empresas desse setor registrou crescimento de 64,6% em 2023 na Bolsa de Valores, representando quase três vezes mais do que o índice Ibovespa, que teve uma alta de 22,3%.
Já a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Cbic, informou que esse cenário também tem influenciado a demanda por profissionais qualificados, que deverá ter um aumento significativo, principalmente no segundo semestre de 2024.
Fonte: Isto É