Logo - Liveprint

Mercado deve favorecer classes média e alta nos lançamentos de 2024

Mercado deve favorecer classes média e alta nos lançamentos de 2024

O mercado imobiliário brasileiro  deve beneficiar neste ano os lançamentos voltados para as classes média e alta. Quem pretende comprar um imóvel residencial novo, na planta, vai se deparar, em 2024, com uma oferta de lançamentos superior ou pelo menos semelhante à do ano passado na maioria das capitais brasileiras.

Para os analistas especializados do site Money Times,  em 2023 , o estoque  de imóveis caiu, refletindo vendas superiores aos lançamentos de moradias, mas o cenário melhorou para a apresentação de novos projetos para as classes média e alta.

Para isso também contribuem a queda na inflação e na taxa básica de juros. As projeções de mercado coletadas pelo último Boletim Focus apontam para um Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA de 3,87% – abaixo dos 4,62% de 2023 – e para uma Selic de 9%, ante os 11,25% atuais.

Além disso a renda da população tem crescido, o endividamento das famílias tem caído – ainda que siga em patamar alto –, e a confiança do consumidor, vem aumentando aumentado.

Para o presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, Abrainc, Luiz Antonio França, há tendência de aumento de lançamentos e de vendas, neste ano, em decorrência da queda da taxa de juros. Está na hora, segundo França, de quem pretende comprar a casa própria partir para a aquisição.

Fonte: Money Times/Liveprint

 

 

Conteúdos relacionados