Logo - Liveprint

Enchentes no RS mostram urgência na construção de cidades resilientes

Enchentes no RS mostram urgência na construção de cidades resilientes

A tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, tanto quanto outros eventos climáticos que estão ocorrendo em outras regiões do Brasil e de outros países nos obriga a  e aceitar o fato  de que a humanidade está avançando em demasia na ocupação de seus espaços aqui na Terra

Hoje respeitar a natureza de nosso planeta não é mais uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência.  Nossos regimes de chuvas, períodos de seca, temperaturas médias, nível do mar, tudo está em constante mudança e o posicionamento negacionista de muitos países, incluindo o Brasil tem gerado  situações calamitosas como esta que estamos enfrentando agora.

As enchentes que devastaram o sul do país nos últimos dias não podem ser consideradas fatos isolados. Por conta do aquecimento global, eventos climáticos como esse serão cada vez mais recorrentes. Não poderemos impedir que eles aconteçam, mas podemos – e devemos – tornar nossas cidades mais resilientes diante dessas situações.

Ocupações ilegais – ou permitidas pelas legislações – de áreas inadequadas para a habitação humana, tem que ser combatidas com rigor pelo Estado, que deve cumprir  seu papel de forma mais digna. E a sociedade, como um todo, se vê obrigada a rever ser seus valores sociais, culturais e econômicos.

Não há outra opção.

Fonte:  Archdaily/Liveprint

Conteúdos relacionados