Logo - Liveprint

Empresário do Paraná cria uma loja de casas de alto padrão

Empresário do Paraná cria uma loja de casas de alto padrão

O cliente entra numa loja e escolhe o produto que melhor lhe convier, entre uma gama variada de opções, fato que é banal no varejo. Só que nesse caso não estamos falando  de roupas, perfumes, eletrônicos ou qualquer outro produto convencional . Nessa loja em particular as opções são casas a serem construídas.

 Essa é a ideia da Espaço Smart, uma loja de projetos de casas que quer faturar 500 milhões de reais em 2024. A empresa, fundada em 2014 pelo paranaense Fernando Scheffer (foto), junto com sócios, vai na contramão do convencional quando se fala em construção civil.

Nela o cliente não contrata alguém para desenhar o projeto, nem se preocupa com materiais de construção, prazos ou variações de preço. Ele chega na loja, escolhe um projeto, vê quanto custa e compra. Pronto, a empresa vai lá, constrói a casa já desenhada e entrega para o cliente.

“Para comprar, basta ter um terreno, indicar onde quer que construímos a casa, escolher o projeto e vamos lá construir”, diz Scheffer.

O foco da Espaço Smart é o público da Classe A, em padrões mais luxuosos. Uma casa é vendida, em média por 4.500 reais o metro quadrado e cada moradia tem, em média, 275 metros quadrados de área construída.

No site da empresa hoje há 32 tipos de casas à venda. Há unidades que partem de 69 mil reais, mas a maioria fica na média de 500 mil reais, com algumas passando do milhão de reais.

A construção não acontece em alvenaria, mas a seco, com aço galvanizado. É o chamado Sistema Steel Frame, usado, por exemplo, nas  casas modulares que já são tradicionais em países como os Estados Unidos e que começam a ganhar escala no Brasil, principalmente no Sul do país. 

“Com o Steel Frame, tudo é pré-dimensionado”, afirma Scheffer. “Você não tem desperdício nenhum de material, não tem surpresa orçamentária”. 

Fonte: Exame

 

Conteúdos relacionados