Logo - Liveprint

Edifícios Energia Zero terão expansão nos próximos anos em todo o mundo

Edifícios Energia Zero terão expansão nos próximos anos em todo o mundo

O conceito é relativamente novo e representa uma revolução nos paradigmas da construção civil, nestes tempos em que a consciência climática se torna cada vez mais preponderante na humanidade. Falamos dos Edifícios Energia Zero, ou seja, aqueles capazes de atender às demandas energéticas e conforto do usuário sem depender do fornecimento externo de energia elétrica, ou compensando seu consumo através de geração localizada de energia renovável. De uma forma ou de outra são autossuficientes energeticamente.

Segundo um novo relatório da empresa global de inteligência tecnológica ABI Research, a contagem global de edifícios com energia líquida zero terá uma expansão significativa nos próximos anos e a previsão é que o mercado experimente uma taxa de crescimento anual de 29% até 2027, impulsionado por imperativos climáticos, apoio político e tecnologias maduras.

Apesar de representar atualmente apenas 0,023% dos edifícios globais, o segmento de energia líquida zero está ganhando um forte impulso. O relatório projeta mais de 5.500 edifícios comerciais e residenciais com energia líquida zero em todo o mundo até 2027, contra 1.200 em 2022.

Embora ainda seja um nicho, este crescimento sinaliza a transição acelerada para imóveis de alto desempenho, uma vez que os governos, as empresas e a sociedade em geral reconhecem o papel fundamental que os edifícios desempenham na redução das emissões e do consumo de energia.

Fonte: CLA/Liveprint

 

Conteúdos relacionados