Logo - Liveprint

Cresce participação das mulheres na construção civil

Cresce participação das mulheres na construção civil

As mulheres estão contribuindo para um novo panorama na construção civil no Brasil, modificando gradualmente um cenário tradicionalmente dominado por homens. Elas estão cada vez mais presentes em diferentes funções e desempenhando papéis fundamentais em canteiros de obras por todo o país, enfrentando estereótipos e desafiando preconceitos.

Já se percebe com frequência cada vez maior a presença de engenheiras, arquitetas, pedreiras, mestres de obras e operárias nos canteiros de obras. Hoje em dia elas vem ganhando destaque competência, dedicação e habilidades únicas que trazem para o universo da construção civil, num processo cada vez maior de quebra das barreiras machistas que sempre imperaram no setor.

A diversidade de talentos e perspectivas que as mulheres introduzem na indústria têm se mostrado fatores cruciais para a inovação, seja na gestão de projetos, na criação de designs arrojados ou na aplicação de métodos construtivos mais sustentáveis.

Embora a superação total da desigualdade de gênero ainda esteja distante, por conta de barreiras sociais e culturais milenares, que ao longo da história submeteram as mulheres ao domínio dos homens, a capacidade técnica, força de trabalho e articulação das mulheres na luta por seus direitos estão promovendo mudanças importantes no setor da construção civil. Isso vem impulsionando o progresso feminino na área, com novas gerações de engenheiras e operárias  cada vez mais inseridas nos canteiros de obras e tendo um merecido reconhecimento profissional.

Em termos numéricos, segundo dados do Ministério do Trabalho, a participação das mulheres na construção civil era de 10,32% em 2019. Em 2021 o percentual já chegava a 10,85%. Outro dado importante diz respeito ao número de mulheres matriculadas em cursos de Engenharia Civil: em 2021 elas já representavam 29,3% do total de alunos.

Fonte: Tribuna do Norte/Liveprint

 

Conteúdos relacionados