Casal faz sucesso com casa construída com Isopor
Marina Rosa e seu marido Michel Icart ganharam destaque recentemente nas redes sociais do Brasil ao compartilhar o progresso da construção de sua casa própria, feita com o uso de Isopor (foto). Por meio de vídeos, o casal mostrou como o isopor pode ser aplicado em diferentes fases da obra, desde a fundação até a laje, e nas paredes. Na construção da nova casa, Marina e Michel optaram por substituir a tradicional caixaria, utilizada para moldar e sustentar estruturas de concreto, pelo isopor, resultando em um processo mais rápido e em uma considerável redução nos custos totais da obra.
Á primeira vista, a ideia de construir uma casa de isopor parece uma novidade, mas a tecnologia foi desenvolvida há quase cinco décadas, quando painéis monolíticos de poliestireno expandido, EPS, a designação técnica para o isopor, começaram a ser usados na Itália, Estados Unidos e Japão, impulsionada pela necessidade de uma solução que fosse simultaneamente resistente a terremotos e tempestades, além de ser acessível em termos de custo.
No entanto, embora apresente vantagens, a adoção desse método construtivo ainda é relativamente limitada e mal compreendida, especialmente no Nordeste, uma região que poderia colher benefícios significativos de suas qualidades.
Fonte: habitability