Brasil se destaca pelo enfrentamento à gentrificação e ganha Prêmio da ONU Habitat
As iniciativas de habitação e assentamentos humanos do Fundo Imobiliário para Propriedade Comunitária, FICA, renderam à instituição brasileira um dos cinco reconhecimentos concedidos pelo Prêmio da ONU Habitat 2023.
O FICA é um fundo gerido pela Associação pela Propriedade Comunitária, uma associação formalmente registrada sem fins lucrativos. É composto de recursos financeiros e imóveis e tem como objetivo garantir moradia social nas grandes cidades e experimentar novos modelos de propriedade.
Por gentrificação se entende o processo de transformação de áreas urbanas que leva ao encarecimento do custo de vida e aprofunda a segregação socioespacial nas cidades.
Esta foi a sexta vez que um projeto brasileiro recebeu o reconhecimento internacional. No ano anterior, a cidade de Recife foi premiada, seguindo os passos do Rio de Janeiro, que conquistou o prêmio em 2013, São Paulo, agraciada em 2012, e dois programas habitacionais que receberam reconhecimento em 2006 e 2005.
Há três décadas, a premiação tem sido um farol para reconhecer iniciativas notáveis no domínio do desenvolvimento sustentável. O prêmio se dedica a destacar projetos que impactam positivamente a habitação e os assentamentos humanos, promovendo melhorias na qualidade de vida nas áreas urbanas e atendendo às necessidades dos mais vulneráveis.
Fonte: habitability