Ampliação do Porto de Suape vai gerar 2,5 mil empregos e incrementar demanda por novas unidades habitacionais
A APM Terminals Suape, subsidiária da A.P Moller-Maersk, finalizou o processo de compra do terreno onde será implantado o novo terminal de contêineres portuário do Complexo Industrial Portuário de Suape.
A previsão é de que as obras sejam iniciadas até fevereiro, com o início de operação para o primeiro semestre de 2026. No período da construção civil, serão gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. Quando em operação, o terminal vai gerar 350 postos de trabalho diretos e 1,4 mil indiretos. O investimento é de R$ 1,6 bilhão.
O espaço, que pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul, EAS, tem cerca de 50 hectares. O empreendimento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária, enfatizou Suape.
O novo terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental e de resíduos; tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição.
O novo empreendimento, pelas dimensões, deve refletir no mercado imobiliário de Pernambuco, com o previsível aumento da demanda por novas unidades habitacionais na região de Suape.
Fonte: Suape/Liveprint